Foto: Evandro Oliveira (Divulgação)
Em reunião extraordinária no final da tarde de ontem, a Comissão de Finanças, Planejamento, Fiscalização e Controle da Assembleia Legislativa aprovou parecer a favor da tramitação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que revoga a exigência de plebiscito para a venda da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), da Companhia Riograndense de Mineração (CRM) e da Sulgás. O parecer foi elaborado pelo deputado Frederico Antunes (PP), também líder do governo Eduardo Leite (PSDB), que destacou os aspectos negativos dos resultados obtidos pelas três estatais combinados com a situação financeira do Estado. Já os deputados petistas Pepe Vargas e Luiz Fernando Mainardi defenderam a consulta popular "para impedir atropelos."
Prefeitura de Santa Maria pede autorização para trocar área e fazer Centro da Agricultura Familiar
Na semana passada, a PEC recebeu o aval da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa. A exemplo do que aconteceu na CCJ, a oposição tentou retardar a votação do relatório de Antunes com o pedido de vistas da deputada Juliana Brizola (PDT), contudo, no final da tarde, os integrantes da Comissão de Finanças voltaram a se reunir para aprovar o parecer com margem folgada. Ao final, foram 6 votos a favor e 3 contrários.
No final do mês, a PEC deve ser votada no plenário e os bastidores sinalizam que governo conseguirá os 33 votos necessários para derrubar o plebiscito a julgar pela facilidade que passou nas comissões de Finanças e de Constituição e Justiça.
O PLACAR
A favor da revogação da consulta
- Frederico Antunes (PP)
- Silvana Covatti (PP)
- Elizandro Sabino (PTB)
- Carlos Búrigo (MDB)
- Fran Somensi (PRB)
- Fábio Branco (MDB)
- Capitão Macedo (PSL)
- Mateus Wesp (PSDB)
- Giuseppe Riesgo (Novo)
Contra a retirada do plebiscito
- Pepe Vargas (PT)
- Juliana Brizola (PDT)
- Sofia Cavedon (PT)